O colonialismo está de volta – Clóvis Rossi*

Folha de S.Paulo, 27/05/2012

Europa transforma a Grécia em neocolônia com uma política de ‘humilhação demencial’

Em pleno século 21, o colonialismo praticado por europeus está de volta. Mas, desta vez, não se aplica a remotos países africanos, sul-americanos, asiáticos. Vale para um país da própria Europa, a Grécia. 

O termo «neocolônia» foi usado por Costas Lapavitsas, professor de Economia na Escola de Estudos Africanos e Orientais da Universidade de Londres. «Se a Grécia perseverar com as políticas atuais na eurozona, a economia vai encolher e estagnar. O país se tornará um canto empobrecido, envelhecido e profundamente desigual, uma neocolônia em tudo menos no nome».

Exagero de acadêmico sem responsabilidade de governo e, por isso, livre para usar palavras fortes? Não.

O chefe do governo italiano, Mario Monti, um tecnocrata extremamente moderado e que está impondo a seu país uma receita de austeridade parecida com a da Grécia, reconhece que «a Grécia perdeu sua soberania», o que é a mesma coisa que dizer que se tornou colônia.

Mais: Monti atribui a radicalização do eleitorado grego contra a austeridade, revelada nas eleições do dia 6 passado, à «humilhação demencial» sofrida pelo país e, por extensão, por sua sociedade. 
Talvez seja um pouco tarde, mas Monti, que não é nem remotamente de esquerda, reconhece agora que a Europa errou «ao reclamar um ajuste demasiado rápido» a Atenas.

O premiê italiano afirma ainda que «introduzir a concorrência, a luta contra a evasão fiscal e a corrupção e reduzir o deficit público em dois ou três anos (…) significa uma mudança cultural e política extremamente profunda, (que) necessita de uma geração».

Puro sentido comum que, no entanto, faltou aos líderes europeus, que impuseram essa «humilhação demencial» à Grécia. Pior: como é próprio de um país colonizado, os gregos são agora convidados a decidir, na nova eleição convocada para dia 17, entre o suicídio assistido (pelos europeus), que seria prosseguir com o programa de ajuste, e o mergulho no vazio que seria deixar o euro.

Lapavitsas acha que os gregos preferirão a segunda alternativa, o que implica um segundo e definitivo calote na dívida, que se tornará impossível de pagar se o país tiver que deixar o euro. «Não há simplesmente outro caminho para tornar a dívida administrável no futuro previsível», escreve.

Azar dos gregos apenas? Não. Charles Dallara, o diretor-geral do Instituto da Finança Internacional, que congrega a grande banca global, alerta que a saída da Grécia do euro «desestabilizará a economia mundial».

Reforça Ewald Nowotny, presidente do Banco Central da Áustria e, como tal, membro do Conselho Diretor do Banco Central Europeu: «A saída da Grécia do euro criará maciças distorções, de tal forma que não se sabe que consequências poderia ter».

Essas sombras fazem a diferença entre as velhas colônias europeias em continentes distantes e a neocolônia plantada à beira do Mediterrâneo: as dores daquelas não eram sentidas na Europa. As dores desta, sim, afetarão todos os países do continente e até as antigas colônias como o Brasil, cuja economia já se ressente da instabilidade europeia.

crossi@uol.com.br

 Clóvis Rossi

*Clóvis Rossi (São Paulo25 de janeiro de 1943) é um jornalista brasileiro. Atualmente (2007), é colunista da Folha de S. Paulo. Jornalista de esquerda com mais de 40 anos de carreira, trabalhou em três dos quatro grandes jornais do país (O Estado de S. PauloFolha de S.Paulo e Jornal do Brasil). Foi editor-chefe do Estado de S. Paulo, participou de incontáveis coberturas internacionais tanto por O Estado de S.Paulo como pela Folha, pela qual foi correspondente em Buenos Aires e Madri. Atualmente (2007), é repórter especial e colunista da citada Folha.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/1096210-o-colonialismo-esta-de-volta.shtml

via http://sergyovitro.blogspot.com/2012/05/clovis-rossi-o-colonialismo-esta-de.html

Explore posts in the same categories: Δημοκρατία, Διεθνής αλληλεγγύη, Κόσμος, Οικονομική κρίση, άρθρα, εκλογές 2012

Σχολιάστε

Εισάγετε τα παρακάτω στοιχεία ή επιλέξτε ένα εικονίδιο για να συνδεθείτε:

Λογότυπο WordPress.com

Σχολιάζετε χρησιμοποιώντας τον λογαριασμό WordPress.com. Αποσύνδεση /  Αλλαγή )

Φωτογραφία Google

Σχολιάζετε χρησιμοποιώντας τον λογαριασμό Google. Αποσύνδεση /  Αλλαγή )

Φωτογραφία Twitter

Σχολιάζετε χρησιμοποιώντας τον λογαριασμό Twitter. Αποσύνδεση /  Αλλαγή )

Φωτογραφία Facebook

Σχολιάζετε χρησιμοποιώντας τον λογαριασμό Facebook. Αποσύνδεση /  Αλλαγή )

Σύνδεση με %s


Αρέσει σε %d bloggers: